top of page

Ilhas de plástico nos oceanos

Atualizado: 30 de jul. de 2020

Autores: Juliane Freitas, Douglas F. Peiró e Thais R. Semprebom


Imagem mostrando uma embalagem plástica flutuando no fundo do mar. Ao fundo podemos ver alguns peixesd

Embalagem plástica flutuando no oceano. Muitos animais marinhos podem confundir o plástico com águas vivas, das quais se alimentam. Fonte: Ben Mierement, NOAA (Domínio Público).



CONTAMINAÇÃO DE PLÁSTICO NOS OCEANOS


Como tema constante abordado na mídia nos últimos anos, você com certeza já deve ter ouvido falar sobre o problema ambiental causado pela contaminação dos oceanos por despejo de toneladas e toneladas de plástico. Mas será que mesmo com o aumento dos cuidados e com medidas ambientais sendo tomadas, esses impactos têm alguma tendência de diminuição?


Pesquisadores afirmam que, principalmente nas áreas denominadas hotspots (regiões de alta biodiversidade), quantidades assustadoras de plástico são frequentemente encontradas no mar, perto de áreas densamente povoadas, onde as correntes oceânicas se convergem. No litoral brasileiro, a maior parte do lixo encontrado nos mares é constituída por plástico. Esses resíduos sólidos não são constituintes naturais dos ecossistemas marinhos e são inseridos nos mares principalmente pela atividade humana, por meio do descarte incorreto e excessivo por banhistas e embarcações (principalmente em períodos de alta temporada), além da falta de coleta seletiva em diversas regiões costeiras.


Plásticos são materiais orgânicos sinteticamente produzidos e seu tempo de degradação pode atingir até 450 anos. Isso significa que o descarte inapropriado de plásticos nos mares transforma os oceanos em grandes depósitos naturais dessas substâncias, desencadeando uma série de problemas ambientais relacionados aos ecossistemas e às diversas interações tróficas entre os organismos, as quais podem percorrer durante séculos. O problema é que esse tipo de poluição não é sempre visual: 70% de todo plástico lançado nos oceanos afunda, aglomerando-se no substrato marinho. Segundo o Greenpeace, estima-se que 110 pedaços de lixo por quilômetro quadrado ficam disponíveis nos fundos dos mares.



ILHAS DE PLÁSTICO


Quais as principais consequências? Além da formação das “Ilhas de Plástico” nos oceanos, animais marinhos confundem pedaços de plástico em movimento com alimentos, ingerindo-os em quantidades excessivas, o que pode causar asfixia, intoxicação e obstrução do trato gastrointestinal desses animais. Vale ressaltar, ainda, que os plásticos apresentam alto índice de absorção de substâncias tóxicas e sofrem constante alteração em sua composição química quando expostos aos raios ultravioletas e à água salgada. Essas substâncias tóxicas são alvo de bioacumulação nos sistemas biológicos, o que significa que não só uma classe de organismos é prejudicada pela exposição, mas todos aqueles envolvidos na cadeia alimentar. Isso inclui o ser humano, consumidor fiel da carne de peixe.



Imagem mostrando muito lixo acumulado na praia. Podemos ver várias embalagens plásticas, e restos de outros objetos plásticos.

Plástico acumulado em praia, levado pelas correntes, ondas e marés. Fonte: Pxhere (Domínio Público).



Segundo o Ministério da Pesca e Agricultura (MPA), o consumo de peixe no Brasil aumentou em 196% entre os anos de 2002 e 2010. Consequentemente, problemas relacionados à intoxicação por ingestão de plásticos têm aumentado as preocupações relacionadas à saúde coletiva. Cientistas da Universidade de Ghent, na Bélgica, calcularam recentemente que os amantes de marisco estão comendo até 11 mil fragmentos de plástico em seus frutos do mar a cada ano.


Os problemas de saúde que esses compostos, junto às outras toxinas associadas, trazem para o organismo humano ainda não estão totalmente elucidados, mas um fato é claro: boas notícias não estão por vir. A falta de percepção do homem como protagonista no comprometimento ambiental não os permite enxergar que, mais uma vez, os principais alvos de nossos atos inconsequentes somos nós mesmos.



Escute este artigo também pelo nosso Podcast. Clique aqui!



Bibliografia


ECYCLE. Poluição plástica nos mares: problemas para a fauna e para o ser humano. Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/38-no-mundo/2092-poluicao-plastica-nos-mares-problemas-para-a-fauna-e-para-o-ser-humano.html>. Acesso em: 07 jul. 2017.


ECYCLE. Os oceanos estão virando plástico. Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1259-os-oceanos-estao-virando-plastico.html>. Acesso em: 07 jul. 2017.


GREENPEACE. The Trash Vortex. Disponível em: <http://www.greenpeace.org/international/en/campaigns/oceans/pollution/trash-vortex/>. Acesso em: 07 jul. 2017.


PLASTIC OCEANS. The Facts. Disponível em: <https://www.plasticoceans.org/the-facts/>. Acesso em: 07 jul. 2017.


THE UNIPLANET. Os animais que estão a ser afetados pelos nossos sacos de plástico. <http://www.theuniplanet.com/2017/01/os-animais-que-estao-ser-afetados-pelos.html>. Acesso em: 07 jul. 2017.



2.695 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte!

Contribua com o Projeto Bióicos para a continuidade de nossas produções voluntárias, como: Revista, Poscast, Youtube e Instagram

Participe da vaquinha virtual via PIX

Chave Pix CNPJ: 29.093.477/0001-40
Responsável: prof. Dr. Douglas F. Peiró

Assine a lista e receba as novidades!

Obrigado pelo envio! Verifique seu e-mail e marque-nos como contato seguro!

bottom of page