Veja, ouça e sinta como os organismos aquáticos! Como a água afeta os sentidos durante o mergulho?

Atualizado: 7 de jan.

Autores: Diogo de O. Bagatin, Raphaela A. Duarte Silveira, Mariana P. Haueisen, Fernanda Cabral Jeronimo, Aline Pereira Costa e Douglas F. Peiró



O instrutor Diogo Bagatin está frente a frente com um tubarão lixa nas águas cristalinas de Fernando de Noronha/PE.

Encontro do Instrutor de mergulho Diogo Bagatin com um tubarão lixa, Ginglymostoma cirratum em Fernando de Noronha/Pe. Fonte: Ana P. L. Maia - Barracudas imagens.



Nós, seres humanos, somos animais terrestres e, sendo assim, todos os nossos sentidos foram desenvolvidos e adaptados para as condições físicas encontradas na atmosfera. Entretanto, quando levamos nossos sentidos para a água, eles serão afetados pela mudança do ambiente terrestre para o ambiente aquático. Literalmente iremos ver, ouvir e sentir a perda de calor de uma forma diferente. Aqui iremos explicar como estes efeitos ocorrem e quais cuidados devemos tomar ao se deparar com eles.



QUAL A DIFERENÇA DO AR PARA A ÁGUA?


Para entender a diferença que existe entre os estados da matéria líquido e gasoso, precisamos aprofundar nosso conhecimento ao nível molecular, pois isso acontece em como as moléculas que compõem cada estado da matéria interagem entre si, ou seja, nas suas ligações químicas. Os gases podem variar amplamente sua forma e volume, pois suas moléculas possuem força de atração nula e estão em constante movimento. Já os líquidos, as moléculas possuem força de atração mediana, que ocorre devido às pontes de hidrogênio. Como a água é um composto polar, o polo positivo de uma molécula se liga ao polo negativo de outra molécula, o que resulta em uma atração eletrostática, conhecida como ligações de hidrogênio ou pontes de hidrogênio. Isto aproxima as moléculas, aumentando a sua densidade e permite que a água tome forma, que pode ser o formato de um copo, e também permite movimentos medianos, por exemplo as ondas.


Podemos notar a diferença na quantidade de moléculas que compõem estes estados da matéria comparando o peso de um litro de ar ao peso de um litro de água e suas densidades.