O que é o arrasto no mergulho? Evolua debaixo d’água

Autores: Diogo de O. Bagatin, Mariana P. Haueisen, Raphaela A. Duarte Silveira, Fernanda Cabral Jeronimo, Aline Pereira Costa e Douglas F. Peiró



6 mergulhadoras estão em fila segurando-se nos pés uns dos outros, enquanto o primeiro mergulhador sustenta todo o grupo segurando a uma grande ancora que esta fixa no fundo do mar. A corrente de água é tão forte que as bolas dos mergulhadores são arrastadas para trás.

Mergulhadores se segurando em uma estrutura de naufrágio contra uma correnteza. Notem as bolhas dos mergulhadores sendo levadas para trás. Fonte: Camila Barreto/Barracudas Imagens.



A água é um elemento fundamental para manutenção da vida e ela está presente nos mais variados ambientes de nosso planeta, e para os mergulhadores ela também passa a ser um habitat. Ao visitarmos o mundo subaquático, viveremos um determinado tempo das nossas vidas embaixo da água e precisaremos nos deslocar nesse ambiente, algumas vezes, por longas distâncias. Por isso, entender sobre as propriedades da água e como isto nos afeta, assim como treinar habilidades aquáticas e saber aplicá-las durante os mergulhos são itens essenciais na formação de mergulhadores. Com essas práticas, o mergulho fica ainda mais relaxante e agradável.



SÓLIDO, LÍQUIDO E GÁS: QUAL A DIFERENÇA?


Física, é a ciência que investiga as leis do universo no que diz respeito à matéria e a energia. Essa ciência define que estados da matéria são conjuntos de configurações que as moléculas podem apresentar. As variações de pressão e temperatura irão influenciar em como as ligações químicas irão ocorrer e, dependendo da força de atração destas ligações, teremos o formato macroscópico do agrupamento dessas moléculas.