Datas comemorativas - oceanos

Atualizado: 3 de jul. de 2020

Autores: Marcus Farah, Raphaela A. Duarte Silveira, Heloá Borges, Julia R. Salmazo, Douglas F. Peiró e Thais R. Semprebom



Existem diversas datas comemorativas ao longo do ano, criadas para homenagear pessoas, feitos históricos, profissões, etc. Algumas são de âmbito internacional, enquanto outras são mais específicas para um determinado país ou região. Neste artigo, listamos algumas destas datas que são relacionadas aos oceanos, seus habitantes, seus protetores e sua conservação.



FEVEREIRO


2 - Dia Mundial das Áreas Úmidas


O Dia Mundial das Áreas Úmidas foi instituído em 1997 pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar (Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional) em homenagem ao dia da adoção desta Convenção, em 2 de fevereiro de 1971, na cidade de Ramsar, no Irã.


Esta data tem como objetivo estimular governos, organizações e grupos a realizar ações e atividades que chamem a atenção da população para a importância das áreas úmidas, de sua proteção e seus benefícios. As áreas úmidas fornecem serviços ecológicos essenciais para a biodiversidade e o bem estar da sociedade.


Imagem mostrando uma área úmida com uma vegetação sobre a água, com um canal aberto do lado direito levando em direção ao mar aberto no fundo.

Marisma do Parque Nacional de Doñana, Espanha, exemplo de área úmida. Fonte: Antonio/Flickr (CC BY-SA 2.0).



19 - Dia Mundial das Baleias


Em 19 de fevereiro de 1986, a IWC (Comissão Baleeira Internacional) proibiu a pesca comercial mundial das baleias e, consequentemente, o comércio da carne desses animais também foi proibido. Entretanto, a data é comemorada no dia 23 de julho.


Por séculos as baleias foram abatidas pela pesca comercial, tendo suas populações dizimadas. Sendo animais de topo de cadeia, são espécies fundamentais para o equilíbrio do ecossistema marinho. A proibição da caça destes animais foi um grande avanço para a sua conservação.


Foto de uma baleia mergulhando no oceano, podendo ser observada somente a cauda e uma pequena porção do corpo.

Cauda de uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) registrada em mar aberto, a 300 km da costa de Santa Catarina. Fonte: Gustavo Farah/Levantamento Sísmico Spectrum, 2018 ©.



MARÇO


22 - Dia Mundial da Água


O dia 22 de março foi Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela Resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, como data oficial para a comemoração do Dia Mundial da Água.


Esta data foi data criada com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da proteção deste recurso indispensável à sobrevivência de todos os seres vivos da Terra.


Foto vista de cima de um corpo d'água transparente em que podemos observar vários peixes nadando.

Toda forma de vida do nosso planeta depende da água para sobreviver. Fonte: Waldo93/Pixabay (Domínio Público).



MAIO


27 – Dia Nacional da Mata Atlântica


O Dia Nacional da Mata Atlântica (bioma terrestre estritamente relacionado ao oceano), celebrado no dia 27 de maio, tem como objetivo a conscientização da população sobre a necessidade de proteger e recuperar este bioma tão devastado. A escolha desta data foi em memória da “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito as belezas das florestas tropicais brasileiras pela primeira vez, em 1560. O Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituído pelo Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999.


Foto de uma cadeia de montanhas cobertas de vegetação da Mata AtlÇantica. Ao fundo o céu está azul com algumas nuvens brancas.

Mata Atlântica em Ubatuba/SP. Fonte: Marcus Farah, 2010 ©.



JUNHO


8 – Dia Mundial dos Oceanos e Dia do Oceanógrafo


Celebrado desde 1992 e oficializado em 2008, o Dia Mundial dos Oceanos foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Conhecida popularmente como Rio-92 e Eco-92, foi sediada no Rio de Janeiro, com o objetivo de ressaltar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra.


Por 8 de junho ser o Dia Mundial dos Oceanos, esta data também foi escolhida para homenagear o profissional que se dedica a estudar os oceanos do planeta, em todos os seus aspectos (físico, químico, biológico e geológico). Então, em 8 de junho também é comemorado o Dia do Oceanógrafo.


Foto do mar aberto com algumas ondas pequenas, com céu azul e algumas nuvens brancas.

Mar aberto próximo a Natal/RN. Fonte: Marcus Farah, 2018 ©.



16 – Dia Internacional da Tartaruga Marinha


O Dia Internacional da Tartaruga Marinha é celebrado em 16 de junho, data escolhida para homenagear o nascimento do Dr. Archie Carr, que na década de 50 começou a trabalhar com a conservação desses animais em Tortuguero, na Costa Rica, tornando-se um dos mais importantes pesquisadores de tartarugas marinhas.