top of page

Datas comemorativas - oceanos

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Autores: Marcus Farah, Raphaela A. Duarte Silveira, Heloá Borges, Julia R. Salmazo, Douglas F. Peiró e Thais R. Semprebom



Existem diversas datas comemorativas ao longo do ano, criadas para homenagear pessoas, feitos históricos, profissões, etc. Algumas são de âmbito internacional, enquanto outras são mais específicas para um determinado país ou região. Neste artigo, listamos algumas destas datas que são relacionadas aos oceanos, seus habitantes, seus protetores e sua conservação.



FEVEREIRO


2 - Dia Mundial das Áreas Úmidas


O Dia Mundial das Áreas Úmidas foi instituído em 1997 pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar (Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional) em homenagem ao dia da adoção desta Convenção, em 2 de fevereiro de 1971, na cidade de Ramsar, no Irã.


Esta data tem como objetivo estimular governos, organizações e grupos a realizar ações e atividades que chamem a atenção da população para a importância das áreas úmidas, de sua proteção e seus benefícios. As áreas úmidas fornecem serviços ecológicos essenciais para a biodiversidade e o bem estar da sociedade.


Imagem mostrando uma área úmida com uma vegetação sobre a água, com um canal aberto do lado direito levando em direção ao mar aberto no fundo.

Marisma do Parque Nacional de Doñana, Espanha, exemplo de área úmida. Fonte: Antonio/Flickr (CC BY-SA 2.0).



19 - Dia Mundial das Baleias


Em 19 de fevereiro de 1986, a IWC (Comissão Baleeira Internacional) proibiu a pesca comercial mundial das baleias e, consequentemente, o comércio da carne desses animais também foi proibido. Entretanto, a data é comemorada no dia 23 de julho.


Por séculos as baleias foram abatidas pela pesca comercial, tendo suas populações dizimadas. Sendo animais de topo de cadeia, são espécies fundamentais para o equilíbrio do ecossistema marinho. A proibição da caça destes animais foi um grande avanço para a sua conservação.


Foto de uma baleia mergulhando no oceano, podendo ser observada somente a cauda e uma pequena porção do corpo.

Cauda de uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) registrada em mar aberto, a 300 km da costa de Santa Catarina. Fonte: Gustavo Farah/Levantamento Sísmico Spectrum, 2018 ©.



MARÇO


22 - Dia Mundial da Água


O dia 22 de março foi Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela Resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, como data oficial para a comemoração do Dia Mundial da Água.


Esta data foi data criada com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da proteção deste recurso indispensável à sobrevivência de todos os seres vivos da Terra.


Foto vista de cima de um corpo d'água transparente em que podemos observar vários peixes nadando.

Toda forma de vida do nosso planeta depende da água para sobreviver. Fonte: Waldo93/Pixabay (Domínio Público).



MAIO


27 – Dia Nacional da Mata Atlântica


O Dia Nacional da Mata Atlântica (bioma terrestre estritamente relacionado ao oceano), celebrado no dia 27 de maio, tem como objetivo a conscientização da população sobre a necessidade de proteger e recuperar este bioma tão devastado. A escolha desta data foi em memória da “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito as belezas das florestas tropicais brasileiras pela primeira vez, em 1560. O Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituído pelo Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999.


Foto de uma cadeia de montanhas cobertas de vegetação da Mata AtlÇantica. Ao fundo o céu está azul com algumas nuvens brancas.

Mata Atlântica em Ubatuba/SP. Fonte: Marcus Farah, 2010 ©.



JUNHO


8 – Dia Mundial dos Oceanos e Dia do Oceanógrafo


Celebrado desde 1992 e oficializado em 2008, o Dia Mundial dos Oceanos foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Conhecida popularmente como Rio-92 e Eco-92, foi sediada no Rio de Janeiro, com o objetivo de ressaltar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra.


Por 8 de junho ser o Dia Mundial dos Oceanos, esta data também foi escolhida para homenagear o profissional que se dedica a estudar os oceanos do planeta, em todos os seus aspectos (físico, químico, biológico e geológico). Então, em 8 de junho também é comemorado o Dia do Oceanógrafo.


Foto do mar aberto com algumas ondas pequenas, com céu azul e algumas nuvens brancas.

Mar aberto próximo a Natal/RN. Fonte: Marcus Farah, 2018 ©.



16 – Dia Internacional da Tartaruga Marinha


O Dia Internacional da Tartaruga Marinha é celebrado em 16 de junho, data escolhida para homenagear o nascimento do Dr. Archie Carr, que na década de 50 começou a trabalhar com a conservação desses animais em Tortuguero, na Costa Rica, tornando-se um dos mais importantes pesquisadores de tartarugas marinhas.


A pesquisa e a conservação desses animais são muito importantes, porque as tartarugas marinhas são espécies-chave para o equilíbrio dos ecossistemas em que estão inseridas, alimentando-se de diversos animais e sendo predadas por outros. Atualmente, as sete espécies de tartarugas marinhas se encontram na lista vermelha de animais ameaçados da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).


Foto vista de cima de uma tartaruga de pente submersa nadando. Ao fundo da imagem podemos ver alguns recifes de coral.

Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) na Laje de Santos/SP. Fonte: Marcus Farah, 2017 ©.



JULHO


26 – Dia Mundial da Proteção dos Manguezais


Os manguezais são ecossistemas fundamentais para os seres vivos, sendo considerados o berçário do mar, pelo fato de muitas espécies, tanto marinhas como de água doce, se reproduzirem nesse ambiente. Além disso, são de extrema importância para os seres humanos: têm influência direta na produção de aproximadamente 90% de todo alimento que vem do mar, apresentam relevante papel no combate às mudanças climáticas, ajudam a regular as emissões de carbono, entre muitos outros benefícios.


Devido à sua importância, desde 2004, no dia 26 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Proteção dos Manguezais, como um manifesto contra as ameaças a esse ecossistema e a perturbação no modo de vida das comunidades que dependem dele.


Foto de um manguezal, com algumas árvores ao fundo com suas raízes típicas desse ecossistema.

Manguezal em Cananéia/SP. Fonte: Marcus Farah, 2014 ©.



AGOSTO


30 - Dia Internacional do Tubarão-baleia


Criado em 2012 com o objetivo de preservar o tubarão-baleia, que é o maior peixe do mundo e está ameaçado de extinção, sendo muito procurado pelo ser humano por causa de suas barbatanas e sua carne, que são vendidos a um preço elevado.


Foto lateral de um tubarão baleia. Nela avistamos as típicas marcas longitudinais e em pontos em branco ao longo do corpo do animal.

Tubarão-baleia (Rhincodon typus). Fonte: skeeze/Pixabay (Domínio Público).



SETEMBRO


03 - Dia do Biólogo


Data criada para homenagear o profissional que se dedica a estudar todos os seres vivos em todos os seus aspectos. Esse trabalho é fundamental para o entendimento da vida no planeta e para garantir a conservação ambiental.


A profissão de biólogo foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

Foto de um golfinho pulando para fora d'água, em sua nadadeira direita há uma câmera fixada. Do lado esquerdo da foto, há uma pessoa observando esse golfinho.

O biólogo se dedica a estudar a vida em todas as suas formas. Fonte: WikiImages/Pixabay (Domínio Público).



9 - Dia do Veterinário


Grande aliado da conservação, a profissão do médico veterinário foi regulamentada pelo Decreto nº 23.133 de 9 de setembro de 1933. Por isso, a data foi escolhida para homenagear este profissional que se dedica a cuidar da saúde dos animais domésticos, silvestres e também dos marinhos.


Foto de uma pessoa de camiseta verde e com uma luva segurando uma bolsa de soro que está nutrindo uma tartaruga marinha. Essa tartaruga se encontra em cima de uma mesa de madeira.

O veterinário é o profissional que cuida da saúde dos animais, grande aliado da conservação marinha. Fonte: Lindasmith0/Wikipedia (CC BY-SA 3.0).



3º sábado – Dia Mundial da Limpeza de Praias


Criado em 1986 pela ONG norte-americana The Ocean Conservancy, o Dia Mundial de Limpeza de Praias ocorre sempre no terceiro sábado de setembro e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o lixo descartado de maneira inadequada e a poluição dos recursos hídricos. Nesse dia são realizados mutirões de limpeza em diversas praias pelo mundo, com a ajuda de grupos de voluntários que realizam a ação.



A representação da tartaruga marinha foi feita utilizando garrafas de oleo, PET e de vidro para fazer o contorno do seu casco, a sua cabeça foi feita com lixos plásticos também, as nadadeiras anteriores foram feitas com canudos, copos e garrafa pet e as nadadeiras posteriores foram feitas com canudos plásticos.

Representação de uma tartaruga marinha montada com lixo encontrado na praia durante uma ação de limpeza na praia do Suarão em Itanhaém/SP. Fonte: Andreliza Roberta Terciotti de Oliveira, 2017 ©.



OUTUBRO


12 – Dia do Mar


Apesar das pessoas associarem 12 de outubro ao Dia da Criança e de Nossa Senhora Aparecida, nesta data também é celebrado o Dia Nacional do Mar. A data foi criada pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que entrou em vigor em 16 de novembro de 1994.


O mar é fundamental para o ser humano e para toda a vida na Terra, nos fornecendo alimento, lazer, turismo e regula o clima em todo o planeta, então merece ter a comemoração do seu dia.


Foto vista de cima de um morro, mostrando a praia com o oceano e do lado esquerdo e na parte inferior há alguma vegetação.

Praia do amor, Tibau do Sul/RN. Fonte: Marcus Farah, 2018 ©.



DEZEMBRO


18 – Dia do Mergulhador


Não se sabe ao certo a origem da data, mas o fato é que em 18 de dezembro é comemorado o Dia do Mergulhador. O mergulhador é aquele que, por paixão ou profissão, e com o auxílio de um equipamento apropriado explora um mundo completamente diferente do que estamos habituados: o mundo subaquático.


Foto da metade superior do mergulhador com cilindro olhando para a câmera e fazendo OK com a mão direita.

Foto tirada durante o curso de mergulho da Bióicos, na praia do Lázaro, Ubatuba/SP. Fonte: Rafael Prado, 2018 ©.



Se você souber de mais alguma data comemorativa relacionada aos oceanos, deixe nos comentários abaixo! Ou então, envie um e-mail para: revistabiologiamarinha@gmail.com. Sua contribuição será muito importante para a atualização constante do nosso artigo!




Escute este artigo também pelo nosso Podcast. Clique aqui!



Bibliografia


CALENDARR. Dia do Biólogo. Disponível em: <https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-biologo/>. Acesso em: 15 ago. 2018.


______. Dia do Mar. Disponível em: <https://www.calendariobr.com.br/dia-do-mar#.W2TrrtJKjIU>. Acesso em: 04 ago. 2018.


______. Dia do Oceanógrafo. Disponível em: <https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-oceanografo/>. Acesso em: 15 ago. 2018.


______. Dia do Médico Veterinário. Disponível em: <https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-medico-veterinario/>. Acesso em: 15 ago. 2018.


______. Dia Internacional do Tubarão-Baleia. Disponível em: <https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-tubarao-baleia/>. Acesso em: 15 ago. 2018.


______. Dia Mundial da Água. Disponível em: <https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-agua/>. Acesso em: 15 ago. 2018.


______. Dia Mundial dos Oceanos. Disponível em: <https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-dos-oceanos/>. Acesso em: 04 ago. 2018.


______. Dia Nacional da Mata Atlântica. Disponível em: <https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-mata-atlantica/>. Acesso em: 04 ago. 2018.


DIAS, Reinaldo. A proteção dos manguezais. Disponível em: <https://www.pensamentoverde.com.br/colunistas/protecao-dos-manguezais/>. Acesso em: 04 ago. 2018.


GEMARS, Mamíferos Aquáticos. Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Disponível em: <http://www.gemars.org.br/?page_id=333>. Acesso em: 04 ago. 2018.


ICMBIO. Hoje é comemorado o Dia Nacional do Mar. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/7140-hoje-e-comemorado-o-dia-nacional-do-mar>. Acesso em: 15 ago. 2018.


MMA. Áreas Úmidas - Convenção de Ramsar. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-aquatica/zonas-umidas-convencao-de-ramsar>. Acesso em: 15 ago. 2018.


______. Dia Mundial das Áreas Úmidas 2018. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/component/k2/item/11638-dia-mundial-das-%C3%A1reas-%C3%BAmidas-2018>. Acesso em: 15 ago. 2018.


NATÁLIA DE ARAÚJO NALON. Tartarugas marinhas e a importância de conservá-las. Disponível em: <http://www.temasbio.ufscar.br/?q=artigos/tartarugas-marinhas-e-import%C3%A2ncia-de-conserv%C3%A1-las>. Acesso em: 15 ago. 2018.


NEDASHKOVSKY, Alexander. Quando é o Dia Mundial dos golfinhos e baleias? Disponível em: <http://pt.nextews.com/b9871180/>. Acesso em: 15 ago. 2018.


SMA. SMA celebra Dia Mundial pela Limpeza das Praias e Rios. Disponível em: <http://www.ambiente.sp.gov.br/2015/09/sma-celebra-dia-mundial-pela-limpeza-das-praias-e-rios/>. Acesso em: 04 ago. 2018.


SP, Polícia Militar Ambiental. Dia Mundial da Baleia. Disponível em: <https://touch.facebook.com/PMAmbientalSP/photos/a.235658223188151.60835.212085678878739/1574755102611783/?type=3&__tn__=-R>. Acesso em: 15 ago. 2018.


PROJETO TAMAR. 16 de junho é dia internacional da tartaruga marinha. Você sabe por que? Disponível em: <http://tamar.org.br/noticia1.php?cod=359>. Acesso em: 04 ago. 2018.



1.651 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte!

Contribua com o Projeto Bióicos para a continuidade de nossas produções voluntárias, como: Revista, Poscast, Youtube e Instagram

Participe da vaquinha virtual via PIX

Chave Pix CNPJ: 29.093.477/0001-40
Responsável: prof. Dr. Douglas F. Peiró

Assine a lista e receba as novidades!

Obrigado pelo envio! Verifique seu e-mail e marque-nos como contato seguro!

bottom of page