Baleias e seres humanos: o progresso entre nossas interações

Atualizado: 4 de dez. de 2020

Autores: Fernanda Cabral Jeronimo, Raphaela A. Duarte Silveira, Thais R. Semprebom e Douglas F. Peiró



A imagem representa uma gravura de como era a caça de cachalotes. No mar e em meio a muitas ondas, há duas cachalotes principais em movimento, sendo atacadas por homens equipados de arpões que tripulam dois botes a remo. Inclusive um terceiro bote está no ar e seus tripulantes caídos, devido ao movimento brusco do animal. Em volta, há uma terceira cachalote respirando, portando há seu borrifo representado, e mais botes a remo e barcos maiores ao fundo.

Gravura retirada do livro "A história natural da cachalote", p.10, escrito por Thomas Beale, em 1839. Fonte: Internet Archive (CC0).



Os cetáceos (baleias, golfinhos e cachalotes) são animais migratórios que, muitas vezes, podem ser avistados da terra. Aqui abordaremos a histórica relação entre as baleias e a espécie humana. As crescentes avistagens dão esperança à conservação desses animais em seu habitat natural, porém esse cenário nem sempre foi harmonioso. No artigo ‘Baleias à vista’ da nossa revista você pode ler mais sobre a biologia e as espécies brasileiras.



O HISTÓRICO DA CAÇA NO MUNDO


Registros pré-históricos evidenciam que a interação iniciou pela coexistência do Homo sapiens e das muitas espécies de cetáceos, em um mesmo período e local. De forma natural e sobrevivente, o ser humano viu nos cetáceos uma fonte de recursos, dentre eles o alimento em abundância e material para a fabricação de armas e ferramentas. Citações em hieróglifos do Egito Antigo também demonstram a caça de baleias e golfinhos por nativos.


Com o avanço da tecnologia, as navegações possibilitaram a captura ativa e dominação sobre o recurso. Botes a remo eram operados por aproximadamente seis a oito escravos africanos e o arpoador. Devido ao tamanho reduzido e à facilidade de captura, os filhotes eram sempre os primeiros alvos. Com o desenvolver da atividade e da habilidade, indivíduos maiores e diversas outras espécies também foram abatidas.