Baleia à vista – baleias do Brasil

Atualizado: 3 de jul. de 2020

Autores: Marcus Farah, Julia R. Salmazo, Thais R. Semprebom e Douglas F. Peiró


Foto vista de cima da baleia azul, em que somente uma parte do dorso está fora d'água.

Baleia-azul (Balaenoptera musculus) nadando. Fonte: NOAA/Good Free Photos (Domínio Público).



Algumas espécies de baleias são os maiores animais do planeta, pesando dezenas, ou até centenas de toneladas. É o caso da baleia-azul (Balaenoptera musculus), que pode chegar a 150 toneladas e 33 metros de comprimento, sendo o maior animal que existe, ou já existiu, na Terra.

Assim como os golfinhos, as baleias são mamíferos marinhos pertencentes à ordem dos cetáceos (ordem Cetacea), que são os mamíferos mais bem adaptados à vida no meio aquático, tendo uma estrutura corporal totalmente especializada a este ambiente, com representantes em todos os oceanos.


Seu corpo é longo e hidrodinâmico, seus membros foram adaptados a nadadeiras e seu orifício respiratório está localizado na parte superior da cabeça, o que facilita que subam para respirar sem tirar o corpo da água, pois, assim como todos os mamíferos, os golfinhos e baleias também precisam respirar ar atmosférico.


Imagem de uma orca mergulhando em direção ao fundo do mar.

Orca (Orcinus orca) na Noruega. Ao contrário do que muitos pensam, a orca é mais próxima dos golfinhos (Odontoceti: Família Delphinidae) do que das baleias com barbatanas (Mysticeti). Fonte: gentilmente cedida por Cristian Dimitrius, 2017 ©.