Aves marinhas: o que são e quais são?

Atualizado: 16 de abr. de 2021

Autores: Luane Rodrigues, Raphaela A. Duarte Silveira, Thais R. Semprebom e Douglas F. Peiró



Fotografia de uma fragata, ave grande de corpo todo preto, apresentando o papo, conhecido como bolsa gular, evidente e de coloração vermelha. Ela está pousada sobre a vegetação costeira, na Ilha de Galápagos no Equador.

Fragata macho Fregata magnificens Mathews, 1914 com a bolsa gular evidente, indicando que a espécie está em período reprodutivo, na Ilha de Galápagos, no Equador. Fonte: K Whiteford/Public Domain Pictures (CC0).



Aves marinhas fazem parte de um grande e diversificado grupo de espécies que tiveram sucesso na adaptação ao ambiente marinho. Existem 346 espécies de aves marinhas e 97 delas estão ameaçadas de extinção em nível global. São espécies encontradas em todos os oceanos, dependem deles para sobrevivência, utilizam-os para se alimentar, e na terra firme constroem seus ninho e descansam. Portanto, ficam expostas às perturbações no mar e na atmosfera.


O Brasil possui 148 espécies de aves marinhas e costeiras registradas. A costa brasileira é um local de descanso e também de reprodução e está na rota migratória do Atlântico, e possui condições apropriadas de habitat para muitas espécies. Abaixo mostraremos os principais grupos e sua classificação.



ORDENS DE AVES MARINHAS


- Ordem Procellariiformes