Animais Curiosos: monstros e unicórnios marinhos

Atualizado: 7 de mai. de 2021

Autores: Nicholas Negreiros, Mariana P. Haueisen, Thais R. Semprebom e Douglas F. Peiró



Duas fotografias. à esquerda temos a foto do que seria um chifre de unicórnio, com um formato em espiral, longo, fino e pontiagudo, apoiado em uma base de madeira para exposição. Na fotografia da direita podemos ver o rosto de um peixe-diabo negro com tons de amarelo, com a boca entreaberta mostrando seus dentes afilados, com o fundo escuro da zona abissal. O olho parece brilhar e há uma estrutura em formato de antena.

“Chifre de unicórnio” em exposição no Museu de História Natural de Viena e Peixe-diabo, um “monstro marinho”. Fonte: Gryffindor/Marku1988/Wikimedia commons (CC0) e Wikimedia Commons/Ryan Somma (CC BY 2.0).



Muitos animais marinhos viram referência no universo cinematográfico, onde acabam ganhando visibilidade e despertando uma certa curiosidade nos telespectadores, como os tubarões. Outros, ficam famosos por suas aparências peculiares quando são capturados acidentalmente por redes de pescadores, que trazem histórias sobre aberrações vistas em suas viagens. No entanto, todos são bastante curiosos, com suas peculiaridades, enriquecendo, cada vez mais, a biodiversidade da Terra. Vamos conhecer um pouco sobre algumas dessas misteriosas espécies!



PEIXE-DIABO OU “PEIXE-DEMÔNIO”


Foto de um peixe-diabo no Museu de História Nacional de Londres - Inglaterra. O animal está dentro de uma caixa de vidro para exposição, visto lateralmente e de boca aberta.