Canudos: devo deixar de usar?

Atualizado: 6 de nov. de 2020

Autores: Raphaela A. Duarte Silveira, Mariana P. Haueisen, Thais R. Semprebom e Douglas F. Peiró

Foto de vários canudos plásticos coloridos vistos de cima.

O canudo plastico é um dos maiores vilões para o ambiente marinho. Fonte: sabines/Pixabay (Domínio Público).



Você já parou pra pensar na vida útil de um canudo plástico? Em média, 4 minutos! Ou seja, praticamente o tempo que você tem para terminar a sua bebida. Agora imagine se cada pessoa usasse um canudo desses por dia. Seriam mais de 7 bilhões de canudos plásticos usados e descartados em UM ÚNICO DIA!! Mas a história não para por aí. Constituídos principalmente por polipropileno e poliestireno, esses canudos demoram cerca de 200 anos para se decompor!



PROBLEMA GLOBAL


O uso de canudos tornou-se natural em nossas vidas, principalmente quando frequentamos bares e restaurantes. Essa ação é tão automática que, quando percebemos, estamos tomando um refrigerante ou milk-shake com um canudo... e não há problema nisso se utilizarmos o canudo correto para isso.


Silhueta de duas mulheres usando canudo para consumir uma bebida. Atrás delas, céu azul com poucas nuvens e a luz do sol refletindo nos copos que elas seguram.

Ao pedir uma bebida, no estabelecimento que frequenta, recuse canudos plásticos e exija que venha com canudos reutilizáveis Fonte: Pexels/Pixabay (Domínio P