Corais da Amazônia: o recife desconhecido

Atualizado: 3 de jul. de 2020

Autores: Lucas Garcia Martins, Mariana P. Haueisen, Thais R. Semprebom e Douglas F. Peiró



As condições ambientais pareciam apontar para a improvável existência de corais na região de desembocadura do Rio Amazonas. Devido à grande descarga de sedimentos e aporte fluvial vindo da água doce as águas são mais turvas e a fotossíntese necessária para os corais estaria comprometida.


Contudo, pesquisadores encontraram pistas no localum grande depósito de carbonato de cálcio, peixes recifais e poríferos – que refutam a hipótese e sugerem a existência de corais nesta região, contrariando expectativas de pesquisadores do mundo todo e enchendo a comunidade científica de dúvidas. Afinal, existe ou não um recife e onde ele está exatamente? Vamos lhes contar agora!



Conjunto de 4 fotografias que representam os principais organismos que vivem em recifes, reforçando a existência do Recife Amazônico. A esquerda no canto superior, uma fotografia de uma mão segurando uma esponja do mar com corpo formado por vários ramos grossos e boleados e no fundo a água agitada e com espuma da passagem da embarcação. Abaixo dela ainda no canto esquerdo, uma mão segurando um rodólito, que consiste numa massa disforme de carbonato de cálcio que é um tipo de rocha orgânica, ao fundo vê-se a proa do barco e o oceano. No canto superior direito uma mão segurando um fragmento de coral duro que é semelhante a uma rocha fina. No canto inferior direito um peixe borboleta sobre o piso de madeira da embarcação.

Registros fotográficos feitos durante expedição no litoral Amazônico. Em A um porífero (esponja do mar); em B um fragmento de Octocorallia (coral pétreo); em C um Rodólito (aglomerado de algas vermelhas que secretam calcário e carbonato de cálcio3) e em D um peixe-borboleta, típico habitante de recifes de corais. Fonte: Wesley Assunção da Costa & Lucas Garcia Martins, 2019 ©



OS CORAIS DA AMAZÔNIA ESTÃO NA ÁGUA DOCE OU SALGADA, AFINAL?


É bastante comum que a primeira imagem que vem à mente, quando falamos sobre a Amazônia, seja a da floresta e da bacia hidrográfica amazônicas. No entanto, a Amazônia em que estão os corais é a chamada Amazônia Azul, que refere-se ao litoral da região norte do Brasil sobre a plataforma continental.