Conhecendo ecossistemas: delta estuarino, lagunas, lagoas e restingas

Atualizado: 3 de set. de 2021

Autores: Lucas Rodrigues da Silva, Mariana P. Haueisen, Thais R. Semprebom e Douglas Peiró



A fotografia mostra uma Laguna sendo vista por sua margem. As margens da lagoas são constituídas por vegetação esverdeada e pode-se observar interferência antrópica. O céu é azul com nuvens.

Vista da Laguna de Itaipu, Niterói/RJ. Fonte: Lucas Rodrigues, 2019 ©.



ECOSSISTEMAS DA ZONA COSTEIRA BRASILEIRA


Por conta da longa extensão do Brasil e diferentes características de cada região da costa, a zona costeira brasileira contém habitats e ecossistemas distintos. Na região norte do país, os ecossistemas costeiros predominantes são estuários de rios (como do Rio Amazonas) e planícies lamosas. Na costa do nordeste, são predominantes os ecossistemas de dunas, estuários com manguezais, deltas-estuarinos de rios e recifes de franja. Já no sudeste-sul, encontramos estuários de rios, baías estuarinas e, especialmente, as lagunas costeiras. Costões rochosos e praias arenosas também são considerados ecossistemas costeiros que podem ser encontrados em toda a costa.



O QUE É UM ESTUÁRIO?


Estuários são ambientes de transição entre o rio e o mar. São encontrados próximos aos oceanos, ao redor de todo o planeta, podendo variar na origem, tamanho e tipo. Exemplos deste ecossistema são: lagunas, baías, lagoas e deltas. Os manguezais são ecossistemas associados diretamente com os estuários. Porém, todos eles vão compartilhar uma principal característica: mistura de água doce com água salgada, o que proporciona um ambiente rico em vida.