Pinípedes: lobos-marinhos, leões-marinhos, elefantes-marinhos, morsas e focas

Atualizado: 7 de mai. de 2021

Autores: Raphaela Alt Müller, Mariana P. Haueisen, Thais R. Semprebom e Douglas F. Peiró



Imagem com cinco fotos de diferentes pinípedes. Na parte superior esquerda, a foto "A" é um leão-marinho. Na parte superior direita, a foto "B" é um lobo-marinho. Na parte inferior esquerda, a foto 'C' é uma foca. Na parte inferior direita, a foto 'D' é uma morsa. No meio da imagem, a foto 'E', é um elefante-marinho.

Em A, percebe-se que o animal possui um nariz largo e sem orelhas proeminentes, essas características são vistas nos leões-marinhos (família Otariidae, espécie Otaria flavescens). Em B, o animal possui um focinho comprido e longo, com orelhas bem evidentes, características dos lobos-marinhos (família Otariidae, espécie Arctocephalus australis). Na letra C, o animal não apresenta orelhas externas, característica fundamental das focas (família Phocidae). Na foto D, bigodes e dentes grandes são vistos, característica das morsas (família Odobenidae, espécie Odobenus rosmarus) . Em E, o animal apresenta um grande focinho, parecido com de um elefante, característica que faz com o que o animal se chame elefante-marinho (família Phocidae, espécie Mirounga angustirostris). Fonte: (A) Alexas_Fotos/Pixabay; (B) tataninireo/Pixabay; (C) ToNic-Pics/Pixabay; (D) Autor desconhecido/Pixabay; (E) KevCam/Pixabay.



Os pinípedes são mamíferos adaptados tanto à vida aquática quanto à terrestre. Na terra, eles realizam a troca de pelagem, descansam e se reproduzem, e, no mar, buscam seu alimento. Eles podem ser encontrados em todos os oceanos do globo, porém, se concentram principalmente nas águas frias do Ártico e da Antártica. Lobos e leões-marinhos são vistos aqui no Brasil, geralmente descansando em substratos rochosos, praias ou em locais onde a atividade pesqueira é frequente.


Fazem parte da Ordem Carnivora, dentro da Infraordem Pinnipedia. Estão classificados em três famílias: Otariidae (lobos e leões-marinhos), Odobenidae (morsas) e Phocidae (focas e elefantes-marinhos). No Brasil, é relatada a ocorrência de representantes das famílias Otariidae e Phocidae.