Rotinas de trabalho na Biologia Marinha: colaboradores da Revista Biologia Marinha contam pra você

Atualizado: 10 de jun. de 2020

Autores: Douglas F. Peiró, Yonara Garcia Borges Felipe, Raphaela A. Duarte Silveira, Mariana P. Haueisen, Lucas Garcia Martins e Thais R. Semprebom



Em comemoração ao dia do trabalho, colaboradores da Revista Biologia Marinha contam um pouco sobre a rotina como profissionais e estudantes de áreas relacionadas a esta área que tanto amamos! Os relatos são apenas uma amostra… se você quiser saber mais, nos mande suas dúvidas nos comentários!



Prof. Dr. Douglas F. Peiró


À esquerda foto de meio corpo do Professor Dr. Douglas Peiró dando aula durante um dos cursos de biologia marinha do Projeto Bióicos, pele branca, cabelo castanho curto, bigode e cavanhaque curtos, olhos castanhos, com uma camiseta branca como o logotipo do Projeto Bióicos (uma tartaruga marinha estilizada), vestindo luvas de proteção de neoprene, com o mar no fundo da imagem. À direita, foto do professor Douglas mergulhando, realizando trabalho de campo onde está com a cabeça fora da água, vestindo máscara de mergulho e snorkel (metade de cima da foto mostrando acima da superfície da água); metade de baixo da foto mostrando abaixo da superfície, abaixo do pescoço, camiseta do Projeto Bióicos camuflada em tons de cinza e verde e roupa de neoprene de manga comprida abaixo da camiseta.

Sou Biólogo Marinho. Paulista, caiçara por opção (referência aos habitantes da zona costeira do Estado de São Paulo e alguns outros Estados). Fundador e Coordenador do Projeto Biologia Marinha Bióicos de educação e divulgação científica de Biologia Marinha. Possuo pós-doutorado pela Université de Poitiers na França. Doutorado em Biologia Comparada de animais marinhos pela Universidade de São Paulo, com doutorado sanduíche na University of Louisiana at Lafayette nos EUA. Mestrado em Biologia Comparada de animais marinhos pela Universidade de São Paulo. Especialização em docência de Biologia Marinha. Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena).


Tenho me dedicado há 18 anos à Biologia Marinha e ao ensino, tendo participado de inúmeras expedições científicas no litoral e também de cruzeiros oceanográficos nos Brasil e no exterior. Sou coordenador de um projeto internacional de pesquisa (CNPq) e participo como pesquisador de outros projetos. Atuo como