Estuários: o que eu tenho a ver com isso?

Atualizado: 16 de jun. de 2020

Autores: João Antonio Campos Veloso, Raphaela A. Duarte Silveira, Thais R. Semprebom e Douglas F. Peiró



Imagem de satélite colorida de um estuário. Nela, pode-se observar a foz de um rio desaguando no oceano bem como menores vales de rios afogados ao lado.

Imagem de satélite do estuário do Rio Geba na Guiné-Bissau (2018). Fonte: Earth Observatory/NASA

Rios e lagos são constituídos por água doce, enquanto mares e oceanos possuem água salgada. Porém, o que acontece quando um rio deságua em um oceano? Como se explica a interface entre os rios e os oceanos? Existe algum nome para esse ambiente que não é totalizado somente por água doce, muito menos por água salgada, mas por uma mistura entre as duas? A resposta para essa pergunta é sim: existe e se chama estuário, uma palavra com origem do latim aestuarium, que significa esteiro ou espaço que o mar deixa descoberto na vazante.


A foto mostra uma pintura do século XX do porto de Santos com algumas embarcações atracadas outras se aproximando dos atracadouros. Também é possível observar muitas residências ao redor do porto.

Imagem ilustrativa do estuário de Santos, Litoral Paulista, durante o século XX. Benedito Calixto, "Porto de Santos na Primeira Guerra Mundial", 1917, óleo sobre tela. Fonte: Benedito Calixto (1853–1927)/Wikimedia Commons (Domínio Público).


Pode-se dizer que um estuário é um corpo d’água costeiro com ligação livre com o oceano aberto se estendendo rio acima até o limite de influência da maré, visto que em seu interior a água do mar é diluída pela água doce oriunda da drenagem continental através de rios. Entretanto, o conceito de estuário pode variar entre diferentes autores.

Além dos estuários sustentarem inúmeros serviços ecossistêmicos, esses ambientes apresentam uma gama de oportunidades de crescimento econômico. Isso porque são locais onde foram instalados muitos portos; são férteis e podem produzir grandes quantidades de matéria orgânica; constituem uma via de acesso importante para o interior do continente e suas águas são renovadas periodicamente sob influência das marés. Todos esses fatores le